Tecnologia pessoal Ubuntu rodará em tablets, smartphones e TVs

São Paulo – O sistema operacional Ubuntu, baseado em Linux, já prepara sua entrada no mercado de tablets, smartphones e TVs inteligentes.

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, produtora do Ubuntu, afirmou em seu blog que a empresa já vem discutindo parcerias com fabricantes de hardware há mais de 18 meses.

Porém, segundo Shuttleworth, a Canonical continuará trabalhando na atualização do Ubuntu 12.04 até o mês de abril de 2012, e somente após esse período é que a empresa dará maior enfoque aos dispositivos móveis.

[Baixe a última versão do Ubuntu 11.10]

O executivo também afirmou que a nova interface do Ubuntu, a Unity, foi desenvolvida com esta visão de mobilidade em mente, para que criasse uma tecnologia coerente entre todos os dispositivos.

“Nós investimos no design e engenharia do Unity, motivados pelo pensamento de que interfaces para computadores poderiam convergir com plataformas móveis e touch futuramente. E hoje estamos convidando toda a comunidade Ubuntu para moldar essa possibilidade; em um mundo onde o Ubuntu rodará em telefones móveis, tablets, televisões e mesmo PCs, criando um mundo onde o conteúdo estará disponível entre todos os dispositivos”, apontou Shuttleworth.

Outro fator que pode colaborar com o sucesso do Ubuntu em múltiplas plataformas é o fato do Google ter comprado a Motorola Mobility, que trouxe certo receio ao mercado. Desta forma, o Ubuntu mobile seria uma alternativa ao Android para diversas empresas.

A Canonical deverá detalhar a ideia do Ubuntu em múltiplas plataformas na próxima semana, durante o evento para desenvolvedores Ubuntu Developer Summit. Espera-se que a primeira versão do sistema compatível com dispositivos móveis chegue em 2014, com a versão 14.04.

fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/ubuntu-rodara-em-tablets-smartphones-e-tvs-01112011-23.shl

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s